FIBROMIALGIA E TDAH

Na fibromialgia (FM) a sensibilidade cerebral aumentada à dor contribui para um quadro de dor crônica generalizada, mas sem nenhuma inflamação “visível”. Além do sintoma de dor generalizada,  a fadiga, distúrbios do sono, alterações no humor (ansiedade e depressão) e sintomas cognitivos (alterações na atenção, raciocínio e memória) podem afetar o fibromiálgico. 
Apesar da ocorrência comum do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) nos fibromiálgicos seus sintomas são muita vezes menosprezados e pouco abordados. O TDAH é uma desordem do desenvolvimento neurológico infantil com sintomas de hiperatividade, impulsividade e desatenção. Cerca de 50% das crianças podem levar esses sintomas até a vida adulta:

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

 Procrastinação (Deixa para amanhã...);

 Dificuldade de priorização;
 Desorganização com compromissos;
 Dificuldade na execução de tarefas;
 Sensação de inquietude;
 Aproveitamento insatisfatório do tempo;
 Impulsividade, tanto no trabalho quanto das relações interpessoais;
 Prejuízo na autoestima, entre outros.
 ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O chamado “overlap” da FM com a TDAH não é meramente por acaso e merece nossa atenção. Muitas vezes a TDAH não foi “percebida” corretamente na infância e sem tratamento correto propicia o desenvolvimento de síndromes de dor crônica como a FM, por exemplo. Já que quadros que a dor crônica tem um efeito direto na atenção. Como na capacidade de manter a atenção em uma coisa por longo período, “focar” a atenção em mais de uma coisa ao mesmo tempo ou “mudar” o foco e retornar depois. Além da dificuldade em “bloquear” estímulos inúteis e não dar atenção a eles.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Muitas vezes esses sintomas são rotulados como “culpa da depressão ou ansiedade” e isso não é verdade. Estudos mostram que alterações cognitivas do paciente fibromiálgicos, como lentificação do pensamento, distúrbios de atenção e dificuldade de priorização se relacionam com a severidade da dor e NÃO com sintomas de ansiedade ou depressão. Converse com seu Reumatologista, Psiquiatra e Psicólogo se você sente e sofre com esses sintomas!