Síndrome SAPHO

A síndrome SAPHO é uma condição inflamatória que apresenta cinco manifestações características das quais deriva o acrônimo que a denomina:


 ㅤㅤ
 Sinovite: inflamação da sinóvia, tecido que recobre as articulações, levando a um quadro de artrite. Ela acomete mais articulações do esqueleto axial como a esternoclavicular, esternocostais e sacroilíacas. Mas pode afetar também quadril, joelhos e tornozelos. A inflamação nas enteses e tecidos moles adjacentes também pode ocorrer.


 ㅤㅤ
 Acne: geralmente formas mais graves de acne.


 ㅤㅤ
 Pustulose: na forma de lesões pustulosas em palmas e plantas dos pés. Lesões de psoríase ou do tipo pioderma gangrenoso também podem ocorrer.


 ㅤㅤ
 Hiperostose: espessamento ou crescimento excessivo de um osso. No caso secundário a osteíte e que pode resultar em calcificação de enteses e fusão de articulações.


 ㅤㅤ
 Osteíte: inflamação no osso. Nesse caso predominantemente no esqueleto, especialmente parede torácica anterior.


 ㅤㅤ
Essa síndrome ocorre mais em adultos jovens e de meia-idade, especialmente em mulheres, mas pode ocorrer em crianças também.
Como ela possui certas semelhanças com as espondiloartrites existe uma discussão se ela faria parte desse grupo ou do grupo das doenças autoinflamatória.
O diagnóstico é clínico, ou seja, não existem exames laboratoriais específicos. E os sintomas podem não ocorrer “todos ao mesmo tempo”, normalmente as lesões de pele vem primeiro e depois surgem os sintomas articulares. Exames de imagem como radiografias, tomografias e ressonância magnética ajudam a identificar as manifestações osteoarticulares. A captação na cintilografia óssea em ambas as articulações esternoclaviculares que se assemelha a “cabeça de um touro” é característica dessa síndrome. Mas é importante ter em mente que as imagens sozinhas não excluem outras doenças reumatológicas, infecciosas ou até neoplasias. Dessa forma, o Reumatologista leva em consideração todo o quadro para o diagnóstico definitivo.