SAL

Ah o sal.. Preciso confessar que adoro uma comida bemm salgadinha. Nosso vilão já conhecido, o sal tem papel bem estabelecido nas doenças cardiovasculares. Já sabemos que quem tem doença reumatológica tem maior risco cardiovascular (infarto, AVC, doença arterial, etc.) devido ao quadro de inflamação sistêmica crônica. Sendo assim, ele nunca foi bem vindo por aqui mesmo... Mas e nosso sistema imune? Será que ele também poderia ser um vilão? Os estudos ainda são recentes e a maioria em modelos animais e retrospectivos, mas a tendência de se considerar seus múltiplos efeitos em nosso sistema imunológico segue forte.
 ㅤㅤㅤㅤ

 

 Ele influencia o aumento de um subtipo especial de células do sistema imune, chamadas TH17, que tem um papel fundamental na gênese de várias doenças como lúpus, artrite reumatoide, esclerose múltipla e psoríase.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Efeitos em outro subtipo de células que possuem funções regulatórias, ou seja, “do bem”. O sal “muda o perfil” delas que passam a produzir substâncias pró-inflamatórias (células T regulatória e macrófagos M2-M1). ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ


Bem...é claro que são necessários mais estudos... Mas, de qualquer forma, acho que temos motivos suficientes para diminuir o consumo de sal em nossa alimentação.