PROTOCOLO DA MALU

Para explicar de onde surgem a grande maioria das doenças reumatológicas, especialmente as autoimunes, dizemos sempre que não se sabe a causa. Mas a verdade é que não existe 1 causa e sim ”várias causas” para uma doença. Tudo junto, misturado e cada fator com um grau de importância diferente para cada indivíduo. Sendo assim... aquela resposta direta, simples, fácil e objetiva (Ufa!) não é possível quando se trata de Reumatologia. Já que precisamos seguir uma receitinha básica: misturar nossos genes herdados + nosso “genes” que sofreram alterações durante nossa vida + onde moramos + todos nossos hábitos bons e ruins = doença se manifestando em você! 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤ
E quando a coisa é meio complexa ou ainda está esperando que futuros estudos a desvende é que fica melhor para os espertinhos. Explico. Tem sempre um gaiato querendo vender alguma coisa baseado em uma “verdade” simples e objetiva, que não existe ou que ainda não tem comprovação,mas que para você é mais fácil entender e “comprar a idéia”.

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Quem faz PROTOCOLO/CONSENSO/DIRETRIZ sérios são as sociedades nacionais e internacionais responsáveis pelas especialidades e grupos que estudam algumas doenças específicas. Dúvida? Seu médico ESPECIALISTA (com registro na especialidade...) vai saber! Porque ele precisou estudar muito usando referências de verdade e informações atualizadas para poder ser considerado como tal. Por aqui temos a Sociedade Brasileira de Reumatologia, assim como a americana (ACR) e a liga européia (EULAR), entre outras a depender da doença! Não um gaiato picareta que sai por aí fazendo “protocolo”! ㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
E quanto mais picareta maior a chance da pessoa colocar ser próprio nome! Aí você corre mais rápido!!!! Infelizmente ainda NÃO existe uma coisa milagrosa que possa curar nossas doenças! O controle e a remissão seguem a mesma premissa da causa = um CONJUNTO de ações multiprofissionais coordenadas pelo especialista e feitas sob medida para SUA doença e para VOCÊ! No próximo post tem mais protocolo!