O LÚPUS E OS RINS

 

O acometimento dos rins pelo lúpus é sem dúvida um dos problemas que mais preocupam médicos e pacientes. Essa inflamação, que chamamos de nefrite, pode ocorrer em até metade dos pacientes lúpicos. ㅤ

Não espere sintomas, principalmente no início, a nefrite pode ser bem silenciosa. E só sabemos que ela está ocorrendo quando analisamos exames de urina e sangue pedidos rotineiramente. Na análise da urina, preferencialmente aquela que é colhida durante 24hs (“do potão”) encontramos um número aumentado de proteínas, sangue e outras substâncias. A inflamação cria “buraquinhos” nos vasos sanguíneos dos rins que deixam passar proteínas, normalmente não filtradas por ele,  e que são então  eliminadas na urina. 

ㅤㅤ

Por isso é tão importante o acompanhamento regular com seu Reumato! Muitos acreditam que irão sentir algo como “dor nas costas” ou na barriga e saberão que estão com os rins afetados. Mas isso não é verdade! Apenas quando se torna mais grave que o paciente pode ter aumento na pressão arterial, inchaço nas pernas e urina diminuída e espumosa. 

ㅤㅤ

Em alguns casos é necessário a realização de biópsia renal para o adequado estadiamento e tratamento da nefrite. O risco para desenvolve-la é muito individual, mas pacientes que nãos realizam o tratamento regular, possuem o anticorpo anti-DNA positivo e se expõe ao sol sem a adequada proteção estão em maior risco.

Devemos identificar e tratar rápido, algumas vezes com pulsoterapia (com ciclofosfamida) ou com outras medicações imunossupressoras a depender do caso. Já que danos irreversíveis aos rins com a  parada de seu funcionamento e necessidade de diálise ou transplante renal infelizmente podem acontecer.