MEDICAÇÕES ANTIRREUMÁTICAS E GESTAÇÃO

Dúvidas e muita ansiedade acompanham nossas pacientes que desejam engravidar ou já se encontram gestantes, mas que necessitam dar continuidade ao seu tratamento com medicações antirreumáticas. Todas as pacientes em idade reprodutiva, antes da gestação programada, devem ser abordadas por seu médico Reumatologista para que se discuta os ajustes necessários em seu tratamento. O caso será avaliado sempre de forma individual e de acordo com a doença apresentada pela paciente. E levará em conta o risco potencial dessa terapia para o feto versus o risco de se manter a doença materna em atividade para a paciente e seu bebê. A decisão quanto a terapia a ser mantida é sempre conjunta, com a participação do obstetra e da própria paciente. De forma geral, dividimos os fármacos em:

 PERMITIDOS antes e durante a gestação: hidroxicloroquina, cloroquina, sulfassalazina, azatioprina, ciclosporina, tracolimus e colchicina.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 PERMITIDOS antes e durante a gravidez, porém com RESTRIÇÕES: devem ser avaliados caso a caso o uso da prednisona, anti-inflamatórios (apenas no primeiro e segundo trimestre), pulso com metilprednisona, imunoglobulina intravenosa, ciclofosfamida (durante o segundo e terceiro trimestre de gestação). Os biológicos anti-TNF (adalimumabe, etanercept, infliximabe, golimumabe, certolizumabe) poderiam ser usados até o momento da concepção e primeiro trimestre. Porém a SBR orienta sua suspensão durante a gravidez, com uso em casos selecionados e com orientações específicas.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 PROIBIDOS durante a gravidez: são TERATOGÊNICOS, ou seja, podem produzir dano ao embrião ou ao feto o metotrexato, micofenolato de mofetil e ciclofosfamida (no primeiro trimestre da gestação).
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 SEM INFORMAÇÃO ADEQUADAS: leflunomida, tofacitinibe e anti-inflamatórios inibidores seletivos da COX II devem ser evitados até que tenhamos mais informações. Os biológicos abatacepte, anakinra, belimumabe, rituximabe, tocilizumabe e ustequinumabe devem ser substituídos, antes da concepção, sempre que possível.

Se você é portadora de doença reumatológica e deseja engravidar deve conversar com seus Reumatologista sobre isso!