A TÃO SONHADA REMISSÃO

Quando entramos no universo das doenças reumatológicas falar em cura, infelizmente, na imensa maioria das vezes, não é possível. E quando falamos em lúpus isso é uma realidade. Mas a possibilidade de remissão existe, ou seja, o indivíduo “ainda com a doença, mas não mais doente naquele momento”. Mas o que seria remissão quando falamos em lúpus? Para nós Reumatologistas defini-la pode não ser uma tarefa tão fácil assim.
ㅤㅤ
Em 2016 uma força tarefa internacional que contou com 60 participantes entre Reumatologistas, Nefrologistas, Dermatologistas e pacientes com lúpus, o projeto DORIS, foi buscar essa resposta. Discutiu-se que o paciente em remissão é aquele em um estado duradouro de ausência de sinais e sintomas da doença. E para isso, o Reumatologista buscará índices de atividade de doença (SLEDAI, BILAG ou ECLAM) “zerados”, exames laboratoriais de rotina normais além da avaliação geral do paciente feita por ele. 
ㅤㅤ
O paciente pode ser considerado em remissão “sem tratamento” quando ele não usa nenhuma medicação ou usa somente cloroquina. E é considerado em remissão “em tratamento” quando usa dose baixa de corticoide (< 5mg/dia), imunossupressores e/ou imunobiológicos de manutenção. Mas o paciente que usa doses moderadas a altas de corticoide não seria considerado em remissão. Já que o corticoide “mascara” os sintomas da doença. Além de deixar claro, que remissão NÃO é considerada cura.
ㅤㅤ
Mas existem várias perguntas a serem respondidas a respeito dos exames necessários, participação do paciente nesses índices, entre outras. Pois é... Não é tão simples assim estar em remissão. De fato, a maioria dos pacientes lúpicos vão “se encaixar” no que chamamos de doença com baixo índice de atividade. Termo definido em 2016 por Reumatologistas australianos e que é um pouco mais “flexível” ao adotar índices de atividade de doenças mais baixos mas sem estarem necessariamente “zerados”. O que para nós, principalmente nos casos mais graves,  já está de bom tamanho. Bem seguimos todos. Reumatologistas, médicos assistentes e pacientes em busca da tão sonhada remissão...
ㅤㅤ