PREVENDO O FUTURO NO LÚPUS

O Reumatologista é um investigador nato. Mas poderia dizer que gostaríamos mesmo é de prever o futuro. E quem sabe evitar ou ao menos minimizar os “estragos” das doenças que tratamos. Pois é, não é à toa que pedimos aquela “listinha” de anticorpos. Além de auxiliar a fechar diagnósticos eles podem nos dar pistas de como o paciente poderá evoluir. No lúpus existem inúmeros autoanticorpos diferentes, não dosamos todos na prática já que muitos não têm um significado definido.
 ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-DNA nativo (dupla-hélice): é frequente e bem específico para o lúpus. Sua presença sugere uma doença mais severa com comprometimento do rim. Podemos usa-lo para monitorizar a atividade da doença, mas ele pode estar positivo na doença em remissão.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-SM: pouco frequente, mas praticamente exclusivo do lúpus.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-SSA (RO): pouco frequente, mas relacionado ao lúpus que acomete recém-nascidos de mães lúpicas causando lesões de pele transitórias e bloqueio cardíaco. Se relaciona também a lesões de pele induzidas pelo sol, lúpus cutâneo subagudo e acometimento pulmonar. Comum também em casos de lúpus com FAN negativo.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-U1RNP: pouco frequente e específico, mas pode se relacionar a presença de fenômeno de Raynaud e lesão articular deformante (artropatia de Jaccoud).
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-P: pouco frequente, mas muito específico. Relacionado a psicose lúpica.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Anti-nucleossomo (anti-cromatina): frequente e específico, marcador de doença renal e atividade da doença.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Antifosfolípides: são frequentes e identificam risco aumentado de trombose, perda gestacional e parto prematuro.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 ANCAs: são um grupo de anticorpos encontrados nas vasculites, mas sua presença no paciente lúpico pode relacionar-se a dano renal mais severo.


ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Lembrando que são apenas “pistas” e o paciente pode ter o anticorpo positivo e nunca desenvolver nenhum sintoma relacionado a ele. Quanto a necessidade de ficarmos repetindo suas dosagens, normalmente anualmente, é bem controversa. A maioria dos resultados muda muito pouco com o tempo, principalmente depois de um ou mais resultados negativos
 ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ