DOENÇA CELÍACA

A doença celíaca (DC) é uma doença do intestino delgado, autoimune, que afeta pessoas geneticamente predispostas causando uma intolerância permanente ao glúten, uma proteína de tamanho grande encontrada no trigo, cevada, centeio, triticale e malte. Ela é uma das únicas doenças autoimune onde conhecemos o “trigger”, ou seja, o elemento, no caso o glúten, que desencadeia a autoimunidade e podemos retira-lo “desligando” assim a doença. 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O paciente pode não apresentar aquele quadro característico de diarreia crônica, distensão e dor no abdome, fadiga, perda ou dificuldade em ganhar peso, irritabilidade ou cabelos secos e quebradiços.  Ao contrario, muitas vezes ele apresenta sintomas gastrointestinais mais leves ou até nenhum. Ou sintomas como lesões e vermelhidão na pele, fraturas, ansiedade, depressão, inflamação no fígado, anemia por deficiência de ferro àcido fólico e vitamina B12, infertilidade, entre outros.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
E embora ela seja geralmente diagnosticada durante a infância, pode aparecer em qualquer idade. Outro ponto importante é o diagnóstico, que além de considerar os sintomas do paciente é baseado em dosagens de anticorpos, testes genéticos (HLA-DQ2 e/ou HLA-DQ8) e biópsias intestinais, a depender do caso. Ou seja, ele deve ser feito por profissional habilitado, o médico Gastroenterologista, e seguindo consensos rigorosos.
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ

 

 Quem tem uma doença autoimune tem maior propensão a ter outra. Até 30% dos pacientes que foram diagnosticados com DC somente após os 20 anos de idade podem desenvolver outra doença autoimune. Com o risco diminuindo após o tratamento apropriado da doença. 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Existe uma alta prevalência de DC em pacientes com doenças reumatológicas autoimunes. Por isso é importante o Reumatologista reconhecer sintomas e estar sempre atento! 
ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
 Além disso, os portadores de DC podem desenvolver espondiloartrite enteropática (tema do nosso artigo anterior).