CORTICOIDE E COVID19

Uma das coisas que essa pandemia está nos ensinando, a duras penas, é que não devemos nos engajar de forma orgânica com tudo que aparece no nosso feed. Especialmente aquelas publicações com um alcance, compartilhamento e chuva de likes instantâneos. Se for patrocinado ou impulsionado então.... Desconfie mais rápido, pode ser Spam! E depois do “case de sucesso” da cloroquina estamos todos preocupados com o novo “hot trend topic” que promete envolver, mais uma vez, algo que conhecemos bem, os corticosteroides.
ㅤㅤ


Todo mundo já está sabendo, comentando e repostando sobre o estudo RECOVERY, a nota emocionada (eles têm liberdade poética depois de tanto sofrimento) da SBIM e a da SBEM dando um “block” na galera e lembrando todo mundo dos potenciais malefícios do uso indiscriminado dos corticoides. Então... eu só estou dando aquela passadinha rápida, sem filtro, por aqui para te lembrar que, como qualquer medicamento, a dexametasona ou qualquer outro dessa família, precisa ser usado apenas com indicação médica. E que no caso desse estudo os benefícios foram observados nas doses, formulações, tempo de tratamento, perfil de pacientes infectados e “timing” específicos. Com benefícios observados apenas naqueles pacientes em estágios mais graves dessa infecção. Mostrando que o corticoide pode ter um papel importante na contenção da famosa tempestade de citocina inflamatórias que ocorre nessa fase avançada.


ㅤㅤ
Aí vale um #TBT dos resultados da Aliança Global de Reumatologia que está compilando casos de pacientes reumatológicos com COVID19 no mundo todo. E que em recente publicação com 600 pacientes incluídos mostrou que aqueles que usavam corticoide, acima de 10mg ao dia, necessitaram mais de hospitalização quando infectados pelo COVID19. O que significa que, provavelmente, o excesso de corticoide em fases iniciais da doença possa favorecer a replicação viral. Ou seja, não tome corticoide por conta para “prevenção” de infecção ou de evolução para formas mais graves. Você provavelmente estará tentando inutilmente enganar o algoritmo do vírus. E ainda estar sujeito aos inúmeros efeitos colaterais disso. Dê um unfollow nas fake news e uma segurada no seu mindset!